01 - Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia. 2013 ( PARTE 01)

OBS:

* O Camping do Limão não existe mais na vila de Morere, localizada na Ilha de Boipeba, que pertence ao município de Cairu, Estado da Bahia. O local foi vendido e transformado em uma grande pousada de Luxo. Provavelmente esse é o único relato que fala sobre o camping, a equipe dos OSPOBMOCH! e todos os que frequentaram o camping estão triste pelo local não existir mais.

- Salvador, 07 de fevereiro de 2013. Quinta-feira.

Olá amigos mochileiros, iremos contar mais um relato no litoral da Bahia, dessa vez a cidade escolhida foi à bela Cairu, precisamente na Ilha de Boipeba. Em suas vilas de pescadores iremos relatar detalhadamente as belas praias, o mangue, e a comunidade dessa bela Ilha que foi apelidada de “Caribe Baiano”.

Nessa caminhada irá conosco um casal que a partir dessa viagem irá se tornar nossos amigos e participantes do grupo. O nome deles é Jean e Sendy.

Agradecer ao amigo “Zé Pequeno” pela sua simplicidade e boa vontade conosco.

- Salvador, 08 de fevereiro de 2013. Sexta-feira.

# - Salvador BA x Bom Despacho x Valença BA x Ilha de Boipeba (Cairu BA)

Acordamos bem cedo, Fafau, Faaeel e Graziela saíram as 05:30h e pegaram o 01° São Joaquim de 06:00h a caminho do terminal de São Joaquim, Diogo marcou com os 03 na fila do Ferry, IDEM para Jean e Sendy.  Os 03 chegaram as 06h:30min. na fila do ferry onde já estava no corredor dos carros em direção a feira de São Joaquim, ficamos lá mais de 2h esperando na fila para comprar as passagens. Jean e Sendy chegaram 30 minutos atrasados e deram tempo de entrar na fila, enquanto Diogo chegou bem depois. Com isso Faaeel e Fafau compraram as passagens de todos, cada um custa R$ 5,20, e os mesmos ficaram esperando na sala de embarque. Diogo chegou e os seguranças não queria deixar ele passar, mesmo com as passagens paga, como na vida quase tudo tem um jeito , ele pulou a grade e se infiltrou na fila e passou sem que os seguranças vir-se. Após isso, pegamos o Ferry Boat Rio Paraguaçu de 09:00h que foi bem cheio.
Passamos pelos municípios de Itaparica BA , Vera Cruz BA (AMBOS NA ILHA DE ITAPARICA), Nazaré BA, e por fim Valença BA. Ao Chegar lá fomos direto no porto de Valença BA e compramos as passagens para a Ilha de Boipeba BA. Para chegar lá, ou você vai de barco que custa R$ 18,00 e dura em torno de 4 horas, ou vai de lancha que custa R$ 35,00 e dura em torno de 1h.

Foto 01: Rota entre SSA BA ( VIA FERRY BOAT) x VALENÇA BA

Foto 02: Diogo, Fafau, Faaeel. Cairu, Bahia, 2013.

Foto 03: Sendy, Jean. Cairu, Bahia, 2013.

Foto 04:  Portal das Ostras. Cairu, Bahia, 2013.

Graziela foi de lancha e chegou primeiro em torno das 14:00h. E logo, ficou na espera da galera (Faaeel, Sendy, Jean, Diogo e Fafau) que foram de barco. Por volta das 16:00 o barco chegou a praia da Boca da Barra onde fica o porto de Boipeba. Nosso destino é a vila de Moreré. Para  chegar ou vai andando que mais ou menos uns 07 km ou vai de trator que custa R$ 5,00, como já era final de tarde, pagamos R$ 5,00 para chegar antes de escurecer para achar um camping base e armar acampamento. Por volta de 30 minutos, chegamos.

Foto 05:  Sendy, jean, Diogo, Faaeel, Fafau. ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 06:  Caminho para Morere. ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Moreré é uma vila bem pequena e tranquila, os meninos já chegaram informando onde tinha camping, e um deles nos chamou a atenção dizendo que tinha um  tranquilo e vazio chamado Camping do Limão, onde a diária custa R$ 15,00, nós acertamos e fomos ver. Chegando lá para a nossa surpresa o camping era mais do que esperava. Limpo, grande e com o clima do litoral, o dono se chama Zé pequeno, um cara tranquilo, bem humilde, ele nos informou como era a estrutura e acertamos em montar a base por 05 dias pagando a diária de R$ 10,00. Armamos acampamento no inicio da noite, fizemos um rango e resenhamos até o inicio da madrugada. Na resenha acertamos em acordar cedo e começar a explorar o litoral da Ilha, depois do acerto nos recolhemos e fomos dormir.

Foto 07: Camping do Limão. ilha de Boipeba Cairu, Bahia, 2013.

Foto 08: Camping do Limão., Graziela IIha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

- Cairu, 09 de fevereiro de 2013. Sábado.

# - Praia de Moreré x Praia da Cueira x Praia de Tassimirim x Mirante.

Acordamos cedo, preparamos o café bem reforçado e saímos afim de conhecer mais a Ilha. Do Camping para a praia de Moreré é 01 minuto, A maré baixa forma pequenas piscinas naturais “razas” com a água parada e quente, existe vários corais onde se podem ver diversos tipos de peixes e ouriços, com isso atrai qualquer indivíduo para um bom banho. curtimos a praia, tiramos umas fotos e seguimos para a 02° praia que é da Cueira.

Foto 09: Praia de Morere. ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 10: Praia de Morere. Faaeel, Sendy, jean, Diogo, Graziela. ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 11: Fafau.   Praia de Morere, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 12: Jean, Faaeel, Fafau.  Praia de Morere Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013

Para chegar na praia da Cueira, a maré deve está baixa. Pois, deve  atravessar para a outra parte do banco de areia, como a maré ainda estava baixa, deu tempo de atravessar. Chegando lá, a praia muda em comparação a Moreré, com pequenas ondas, sem piscinas naturais, e pouco movimentada. Descansamos nas sombras dos coqueiros e resenhamos apreciando a vista do mar. Após alguns minutos seguimos em direção a próxima praia que é a de Tassimirim.

Foto 13: Faaeel, Graziela, Jean, Sendy, Diogo, Fafau. Praia da Cueira, ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 14:  Graziela, Faaeel, Diogo, Fafau. Sendy.  Praia da Cueira, ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

No meio do caminho aparece um espaço de mata atlântica onde se inicia uma pequena trilha para chegar na praia, pegamos a trilha que é bem tranquila com diversas aves e chegamos mais a frente da praia. Passando a mata, a praia muda de nome para Tassimirim. Parecida com a Praia da Cueira, porém, com ondas mais fortes. O que nos chamou a atenção é que na frente da praia possui um mirante que provavelmente acima dele deve ter uma visão belíssima da praia.

Foto 15: Diogo. Trilha para Praia de Tassimirim,
Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013

Foto 16:  Trilha para Praia de Tassimirim, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 17:  Fafau de patrão. TriIha para Praia de Tassimirim, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 18:  Faaeel, Graziela, Fafau, Sendy, Diogo, Jean. Trilha para Praia de Tassimirim, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Iríamos seguir para a praia da Boca da Barra, mais como a Maré estava enchendo e já era quase as 15h00min, resolvemos parar por aqui. Assim seguimos em direção ao mirante para ter a bela vista das praias de Tassimirim e da Cueira. Para subir o mirante, você deve pegar a parte de mata onde possui vários coqueiros em frente a uma propriedade particular, é tranquilo em subir. Chegando lá tu irá obter uma bela vista das praias de Tassimirim e da Cueira.

Foto 19: Fafau, Jean, Faaeel, Sendy. Mirante, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 20: Faaeel, Fafau, Diogo. Mirante de Tassimirim, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Após apreciar a vista do mirante resolvemos voltar para o acampamento por conta do horário, ao descer percebemos que a maré encheu e com isso não tinha como ir pela praia por conta das fortes ondas e pontos que só passava a nado. Com isso fomos por terra, pelas propriedades particulares que são fazendas de coqueiros e chegamos na vila de Boipeba. Como falei inicialmente do terminal do trator para Moreré são 07 km, ou vai a pé, ou vai no trator. Dessa vez dava para ir a pé e como não queríamos pagar R$ 5,00 seguimos na paleta. No meio da estrada tinha um imenso poço por conta da maré cheia, e ai foi um trabalho para passar. (não tiramos fotos porque foi meio tenso e não poderia vacilar com a maquina fotográfica), depois de atravessar o poço seguimos com “passos largos” e chegamos a Moreré no finalzinho da tarde. Como era no verão, com o dia é mais longo, deu para pegar o pôr do sol no camping.

Foto 21: Placa de Boas Vindas, Moreré, IIha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 22:  Divulgação em um terreno. Estrada para Moreré, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

- Cairu, 10 de fevereiro de 2013. Domingo.

# - Praia de Bainema x Morere.

Por conta da rota de ontem, a maioria acordou tarde, preparamos o café por volta das 10:00h e logo em seguida pensamos em que caminho a percorrer. Para não perder o dia, fomos até uma praia que é perto de Moreré, o nome da Praia se chama Bainema. São mais ou menos uns 10 minutos por uma área de mata atlântica, o inicio da trilha é muito bonito, com um “túnel natural” feito por diversas árvores nativas da região, no solo existem diversos Guaiamus e alem do mais deve se prestar muita atenção nas raízes das árvores, elas não perdoam. Jean e Faaeel foram vitima delas com a topada que tomaram nelas. Após uma suave caminhada, chegamos na Praia de Bainema.

Foto 23: Fafau, Diogo, Graziela, Jean, Sendy, Trilha para Bainema,

Ilha de boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 24:  Jean, Sendy, Diogo, Faaeel. Praia de Bainema, Ilha de Boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Diferente de Moreré, Bainema é bom para surf, pois é uma praia com bastantes ondas fortes, existe um bar feito de lenha e palhas de coqueiro que vende umas cervejinhas com preço salgado de R$ 6,00 de 600ml, curtimos um bom banho com suas ondas violentas, fizemos umas “ palhaçadas nas fotos,  resenhamos e voltamos para o Camping mais cedo por conta da fome que a galera estava.

Foto 25: Diogo, Jean, Fafau, Faaeel, Graziela. Praia de Bainema, Ilha de boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 26: Sendy, Jean, Diogo, Fafau, Faaeel, Graziela. Praia de Bainema, Ilha de boipeba, Cairu, Bahia, 2013.

Foto 27: Fafau, Jean,, Graziela. Moreré, Ilha de boipeba,  Cairu, Bahia, 2013.

À noite enquanto resenhávamos para saber qual local iria explorar, apareceu um rapaz rasta que disse conhecer toda a ilha, ele disse que poderia nos levar em diversos pontos que só nativos conhecem. Conversamos com o mesmo e ele cobrou R$ 50,00 para levar a galera. Como tinha 06 pessoas ia sair menos de R$ 10,00 para cada, topamos e marcamos para sair bem cedinho para explorar outras partes da Ilha.